quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por que a Microsoft quer comprar o Yahoo!

Parceira do Yahoo! em buscas e publicidade online, a Microsoft parece pronta a engolir o pioneiro portal da web
A empresa de Redmond parece buscar um reforço em sua receita com publicidade online de duas maneiras: aumentando sua participação no mercado de buscas e no de anúncios gerais, a chamada display advertising. Essas são, basicamente, as fontes de receita do Yahoo!
A guerra das buscas
Dados divulgados neste mês pela comScore mostram que, em setembro, o Google teve 65,3% de participação nas buscas feitas na web nos Estados Unidos. O Yahoo! ficou em segundo lugar, com 15,5%; e, o Bing, em terceiro, com 14,7%. Em outros países, como o Brasil, o domínio do Google é muito maior; e, a participação do Bing, muito mais modesta. Para a Microsoft, unir o Bing ao buscador do Yahoo! seria uma maneira de subir imediatamente para o segundo lugar e ocupar uma posição mais significativa no mercado
Algo parecido acontece na área de display advertising, em que o Yahoo! era líder mundial até o início deste ano. Em 2009, o portal tinha 15,8% de participação nesse mercado, contra apenas 7% do segundo colocado, o Facebook. Mas dados divulgados em junho pela empresa eMarketer mostram que o Yahoo! caiu para segundo lugar. Deve fechar 2011 com 13,1% de participação, enquanto a turma de Mark Zuckerberg deve aumentar sua fatia para 17,7%.
A Microsoft, que está em quarto lugar em display advertising, deve fechar o ano com pouco menos de 4,9%. Juntas, Yahoo! e Microsoft somam 18%, mais do que a parcela prevista para o Facebook e quase o dobro da previsão para o Google, o terceiro colocado, que é de 9,3%. A eMarketer prevê que esse mercado movimente 12,3 bilhões de dólares neste ano.
Naturalmente, as coisas não são tão simples quanto esses números podem fazer supor. Muitos dos serviços do Yahoo! – como e-mail, mensagens instantâneas, informações financeiras e notícias – já têm seus equivalentes nos sites da Microsoft. Se as duas empresas se unirem, dependendo de como essas sobreposições forem tratadas, poderá haver casos em que a audiência combinada acabe ficando menor que a soma dos números individuais.
O lobby do Google
Se a proposta de compra da Microsoft avançar, a aquisição ainda terá de ser aprovada pelos órgãos regulatórios americanos. Em 2008, o Google reclamou ruidosamente que a compra do Yahoo! pela Microsoft reduziria a competição no mercado de publicidade online. É provável que a empresa de Larry Page e Sergey Brin tente fazer seu lobby novamente para impedir a transação.
A história do Yahoo!, um dos principais portais globais da web, confunde-se com a da própria internet. Jerry Yang e David Filo fundaram a empresa em 1995, quando ainda eram estudantes na universidade de Stanford, no Vale do Silício. Os dois cadastraram os sites da web existentes na época, criando um ponto de partida para quem buscava se orientar na nascente rede mundial.
A empresa sobreviveu ao estouro da bolha da internet, em 2001, e cresceu faturando com publicidade. Falando sobre a importância do Yahoo!, Jack Ma, da Alibaba, disse que “Se não existisse o Yahoo!, eu nem teria começado meu negócio na internet”. Agora, o negócio pioneiro de Yang e Filo tem grande chance de deixar de existir como empresa independente.
Via Info

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