sábado, 15 de outubro de 2011

Webapp ou apenas app?

Qual é a diferença entre as imagens abaixo?


A única coisa que diferencia as imagens da direita das imagens da esquerda é aquela barra cinza logo abaixo da área de notificação.

Na prática a diferença entra elas é que uma foi o resultado da captura de tela do app, e a outra acessando o site móvel através do navegador. Notou que o conteúdo é igual? A explicação para isso é bem simples: a aplicação nada mais é do que um webview, que é um componente do Android utilizado dentro de aplicações para exibir páginas acessando um endereço na internet!

E qual é o problema de uma aplicação fazer isso? Em alguns casos, problema nenhum. Mas em outros pode demonstrar descaso do autor que prefere a facilidade de fazer um webapp a um programa nativo. É claro que um webapp possui algumas vantagens, como maior facilidade de manutenção e permitir que a mesma aplicação seja acessada por diversas plataformas (sendo uma página da internet qualquer aparelho que tenha um navegador pode acessá-la).

Junto há alguns inconvenientes, como obrigatoriedade de acesso à internet, lentidão inerente a qualquer serviço que dependa muito de rede e uma aparência que pode não ficar muito bonita. Sem contar o principal: o espaço ocupado inutilmente no aparelho pela aplicação, já que posso fazer o mesmo usando apenas o navegador.

O aplicativo do Itaú ainda possui um motivo para, bem, ser um aplicativo! Ele usa a câmera do aparelho para capturar códigos de barra, e isso um webapp não pode fazer. Mas no caso do app da NFL não há desculpas.

O usuário não quer apenas um programa funcional, mas quer também um programa bonito! Se o webapp não precisa acessar nada do aparelho (câmera, por exemplo), apenas divulgue o endereço do site. É mais honesto.

Fonte: Eu, Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário