
Eu a instalei no meu aparelho para dar uma olhada e também para poder escrever este texto. Vamos primeiro às impressões sobre o sistema.
Rodou muito bem, sem engasgos, com transições perfeitas. Quem está acostumado com o Gingerbread não terá muitas dificuldades a se adaptar a ele. Uma coisa ruim que eu achei é que o aplicativo de acesso ao Google Plus vem com o sistema…só espero que ele seja uma nova versão que não seja tão intrusiva quanto a anterior (que desinstalei porque ele insistia de tempos em tempos em surgir com uma tela dizendo que estava fazendo login).
Todo o hardware funcionou num boa: GPS, wifi, a parte de telefonia (fazendo e recebendo chamadas), e as capturas de tela! Basta pressionar o botão liga/desliga e em seguida o volume para baixo que o screenshot é tirado. Todas as imagens colocadas neste texto foram tiradas assim.
As teclas físicas funcionaram muito bem, exceto pela tecla de menu que nada fez enquanto estava na home. Mas dentro de programas ela funciona como deveria. Talvez seja porque não há menu ali, quem sabe…
Não fiquei testando muito porque apesar do sistema parecer estável, não confiei por um único motivo: o kernel! Ele, que é o coração do sistema, estava numa versão mais antiga do que aquela que eu rodo no Gingerbread!! E o sistema estava rooteado.
Também houve problemas de compatibilidade com alguns aplicativos, que não consegui identificar com certeza quais, mas acredito que um deles foi o Screebl. Numa das vezes que instalei o ICS eu cadastrei minha conta normal da Google, e portanto todos os aplicativos que eu tinha instalados no Gingerbread foram baixados e instalados no ICS e também as minhas configurações pessoais foram usadas, como deve ser. Só que isso causou um problema: eu não conseguia entrar na configuração de tela! Sempre dava um force close.
Depois que instalei o ICS limpo, usando uma outra conta da Google que sabia não estar vinculada a nenhum Android, não tive mais o problema.
Abaixo algumas capturas de tela dele.
E se você tiver coragem, e um Nexus S, pode testar essa ROM!!
IMPORTANTE: dados podem ser perdidos e acidentes podem acontecer! Existe o risco, bem pequeno, mas existe, de você terminar ganhando uma linda peça de lego da marca Samsung ao fazer o procedimento.
IMPORTANTE 2: você precisa ter o aparelho com o bootloader desbloqueado. Isso significa que, caso você não o tenha, irá perder todas as informações que estão no seu aparelho ao fazer o procedimento de desbloqueio.
IMPORTANTE 3: não me responsabilizo, em hipótese alguma, por nada que possa acontecer com o seu aparelho.
IMPORTANTE 4: leia novamente o que está escrito acima e tenha certeza que compreendeu muito bem!
O procedimento é relativamente simples, fácil e rápido. Para desbloquear o bootloader há um tutorial aqui mesmo (não é necessário executar o passo 3). Lembre-se que desbloquear o bootloader apaga TUDO do seu aparelho, inclusive o que estiver na memória externa (o cartão de memória do Nexus S).
Você precisará do Clockwork Recovery e do arquivo com a ROM. O Clockwork é para fazer o backup da sua instalação atual e para instalar a nova ROM. Além de, claro, ter como recuperar o backup previamente feito.
Depois de baixar o arquivo da ROM, copie-o para o celular.
Reinicie o aparelho segurando o volume para cima e a tecla de liga/desliga até aparecer o menu de fastboot mode. Com a tecla de volume navegue até a opção recovery e selecione-a com o botão liga/desliga. Vá até a opção de backup and restore, e faça o backup.
Ao terminar, volte ao menu anterior e selecione a opção wipe data/factory reset. Fique tranquilo que isso não apagará os dados da memória externa. O backup que você fez anteriormente continuará ali, intacto. Esse passo é essencial!! Sem fazer isso o ICS não dará boot.
E por fim, instale a ROM: selecione a opção install zip from sdcard, selecione o arquivo com o ICS, e aguarde o término da instalação. Basta reiniciar o aparelho.
Dica importante: essa ROM funciona corretamente apenas em inglês! Não mude o idioma durante a configuração inicial. Eu tentei em português e passei a receber um force close a cada 10 segundos (mas pelo menos ficou em português mesmo).
Para voltar atrás, só precisa entrar no Clockwork de novo, fazer a limpeza dos dados (wipe data/factory reset) e na opção backup and restore selecionar restore e o backup que você fez. Aguarde um pouquinho até terminar o restauro e reinicie o aparelho que você voltará a ter o sistema anterior, com todos os seus dados e configurações do jeito que eram antes do ICS!
Via Eu Android
Nenhum comentário:
Postar um comentário