São Paulo – O acesso ao iCloud foi liberado nesta semana e permite que todos os usuários de dispositivos fabricados pela Apple guardem seus arquivos na nuvem.
Mas para a empresa armazenar os arquivos transferidos por meio deste novo serviço é necessária uma grande infraestrutura.
O complexo que armazena os servidores do iCloud fica na cidade de Maiden, Carolina do Norte (EUA) e ocupa uma área útil de 23 mil metros quadrados.
Steve Jobs confirmou a localização do data center durante o evento WWDC 2011. O prédio também pode ser visto por meio do Google Maps, basta digitar as informações de latitude e longitude (35.588364, -81.26235) na busca do serviço do Google.
Steve Jobs disse durante sua apresentação que o lugar “é grande, conta com tecnologias verdes e está cheio de coisas caras”. Jobs também comentou que “mal podia esperar para ver os usuários usando o iCloud”. Infelizmente, o cofundador da Apple morreu dias antes da liberação do serviço a todos os usuários.
A Apple construirá um segundo prédio para dobrar a capacidade do data center, que consumirá 100 megawatts. Este centro de processamento de dados custou, aproximadamente, 1,6 bilhão de reais.
Além deste complexo, a Apple também possui um data center em Santa Clara, que demanda 2.8 megawatts de potência somente no início da primeira fase. O complexo todo pode contar com 18.2 megawatts, em média, o mesmo consumo de 80 mil casas nos EUA ou 250 mil na Europa.
Veja também o infográfico “por dentro das nuvens” feito pela INFO. A ilustração reúne alguns dos maiores data centers espalhados pelo mundo. Confira também um infográfico que mostra 11 fatos, 11 frases e um conselho sobre a vida de Steve Jobs.
Via Exame Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário