Lembro-me quando conheci o iPhone. Foi de um amigo da faculdade. Parecia ser algo tão distante de mim, tão magnífico que ele havia comprado quando fez intercâmbio nos EUA. Joguei um puzzle qualquer e achava magnífico. Brinquei com a famosa espada de Jedi e não conseguia entender como podia ter tudo aquilo numa coisa tão pequena. Não tive dúvidas, minha próxima compra seria uma iPhone. Demorou bastante, mas comprei pelo eBay um iPhone 3G usado que seria trazido por um amigo. A partir daí foram dias de muita angústia. Não tinha medo do telefone vir com defeito ou algo do gênero. Eu estava era ansioso de forma extrema para ter meu iPhone na mão. Na noite anterior ao dia que eu ia finalmente tê-lo em mãos eu não durmi direito. Virava de um lado pro outro na cama. Como um telefone fazia isso comigo? Só lembro de “situação” semelhante quando estava para ganhar minha primeira bicicleta quando tinha… sei lá.. 10 anos?
Hoje, um bom tempo depois, sei de quem é a culpa de tudo isso: Steve Jobs. Como ele fez isso comigo? Ou melhor, como ele fez isso com milhares de pessoas no mundo? Steve era sem dúvida diferenciado. Ele conseguia nos mostrar necessidade em coisas que não sabíamos que tínhamos. Ele conseguia criar coisas que a gente queria ter sem a menor necessidade prática. Ele conseguia incutir na gente a vontade de ter coisas da Apple apenas para ficarmos muito felizes. Era algo inexplicável. Como eu, já para terminar minha faculdade, passei a noite sem dormir por causa de um celular? Mas é aí que está toda a explicação:
O iPhone não era um celular ou um smartphone. O iPod não era um simples MP3 Player. O iPad não é um simples tablet. Eles sempre foram os seus nomes: iPhone , iPod e iPad. Produtos revolucionários. Produtos que adiantaram em muitos anos a tecnologia. Adiantar a tecnologia… era isso que o Steve Jobs fazia.
Todos hoje que usam a internet ou um computador estão de alguma forma usufruindo de algo com o toque do Steve. Linux, Windows e outros sistemas operacionais só são o que são por que primeiro veio o do Steve. Você já viu Toy Story? Gosta dos filmes da Pixar? O primeiro computador que a NeXT criou foi a base do WWW (sim, mesmo que tem antes do nome do nosso aí no seu navegador). Pixar e NeXT, empresas criadas pelas ideias do tal de Steve. Você pode até não gostar dele, mas você tem sua vida incrível tecnologicamente falando por causa dele. O iPod não foi o primeiro Mp3 Player mas ele nos deu a possibilidade de termos 1000 músicas no bolso, com um aparelhinho minúsculo. O iPhone foi o primeiro celular do sonho de muitos e desencadeou um mercado incrível e o iPad criou uma nova necessidade antes inexistente: tablets.
Será que teríamos coisas fenomenais como o players de música que aceitam mais de 1000 músicas e cabem no bolso agora em 2011? Talvez. Telefones celulares com milhões de possibilidades de jogos e aplicativos que transformaram a ligação telefônica em um algo a mais? Acredito que não. Tablets que nos permitem ver filmes em HD em qualquer transporte público ou não mais ter que carregar pesados laptops de um lado para o outro? Com certeza não. Agora, teríamos essas coisas à disposição no mesmo momento que tivemos se Steve Jobs não estivesse por trás disso? Definitivamente não.Jobs nos adiantou tudo que temos hoje. Sem ele, a tecnologia não seria tão sensacional como é hoje. Ele e Apple fizeram tudo isso. Isso quer dizer que não teríamos isso nunca? Não, de forma alguma. Se Jobs não tivesse existido, em algum momento do futuro seria lançado um aparelho sensacional que você poderia colocar aplicativos e brincar com jogos e até fazer ligações. Algo bonito, interessante e talvez melhor que o iPhone. Mas isso já aconteceu para a gente há mais de 4 anos.
Steve Paul Jobs mudou o mundo. E sempre serviu de incentivo e foi incentivador para que todos fizessem o mesmo. Ele sempre quis que nós pensássemos diferente (Think Different – talvez seja por isso que você esteja lendo isso de um usuário de Android), nunca admitiu que alguém fizesse algo que não fosse o seu próprio sonho. “Por que perder a sua vida vivendo o sonho de outra pessoa?”
Todos os fãs de tecnologia que tem consciência de que a concorrência é excelente para a evolução agradecem e tem imensa admiração por tudo que o Steve Jobs fez e que ainda representa para a tecnologia. Agradeço ao Steve Jobs por ter me proporcionado o acesso a coisas tão magníficas como o iPod, iPhone, por ter me proporcionado a ansiedade inexplicável antes de ter acesso ao meu iPhone e agradeço muito a ele por ter muito, mas muito mais influência em fazer o Android ser algo como é hoje que o próprio Andy Rubin. Apesar de ser utópico, desejo muito que surja outra mente brilhante como a do Steve logo, pois nos próximos anos, a tecnologia vai andar mais devagar, os smartphone e tablets não vão trazer tantas novidades e não vamos ser surpreendidos por algo incrível e revolucionário que precisaríamos comprar e nem sabíamos porquê.
Obrigado Steve, tentaremos sempre ligar os pontos.
Via Eu, Android
Nenhum comentário:
Postar um comentário